
Com um campeonato a 3 voltas, desde cedo a nossa equipa ganhou vantagem pontual que viria a ser dilatada ao longo da 2ª volta e estabilizada na 3ª volta.
Esta equipa e este conjunto de jovens jogadoras fizeram história no futsal feminino ao conquistarem o 2º campeonato consecutivo sem uma derrota e novamente como a melhor defesa e ultrapassando os 200 golos marcados, tendo tido possibilidade das jogadoras mais jovens do plantel jogarem e crescerem junto das mais experientes ao longo dos 27 jogos.
Em relação ao jogo, as incidências começaram ainda antes do começo da partida, com a maioria das jogadoras a chegarem muito perto da hora do jogo em virtude de problemas no acesso ao pavilhão na Póvoa S. Iria. A equipa entrou como habitual a mandar no jogo, não sendo pressionada no seu meio campo, mas apenas no meio campo defensivo adversário (estratégia habitual das equipas que defronta e que preferem aproveitar o erro alheio). É algo com que este clube não se identifica e não acredita que seja a melhor forma de fazer evoluir as jogadoras em termos individuais e colectivos. Aos 9 min não admira que a equipa se adiantasse no marcador por intermédio da Débora numa emenda à boca da baliza após remate da Filipa.
Vantagem que foi alargada pouco depois, aos 13 min, pela Filipa a passe da Bianca numa excelente jogada colectiva pela ala direita com 3 jogadoras envolvidas na acção. O jogo decorria de forma tranquila e sem um remate digno desse nome, o Povoense chega ao golo aos 25 min, após a marcação de um livre, com a bola a sobrar para a ala esquerda e uma jogadora adversária a rematar forte e a surpreender a Inês que jogou claramente debilitada mas demonstrando um espírito de sacrifício de assinalar. O intervalo chegou naturalmente com o domínio das leoas mas sem conseguir marcar nas muitas oportunidades criadas.
Para a 2ª parte, foi pedido que a equipa aproveitasse o facto do Povoense não ter um banco tão vasto como o nosso, mas nova situação anómala aos 7 min com a Lídia a lesionar-se, ficando impossibilitada de dar o contributo à equipa o resto do jogo. A equipa mantinha o ascendente sobre o adversário e não admira que aos 9 min colocasse a vantagem novamente em 2 golos com a Bianca a finalizar uma nova brilhante jogada de entendimento com a Filipa com tabelas simples, rápidas e eficazes. A sorte não esteve do lado das Leoas neste jogo pois novo azar com um auto golo aos 15 min num lance infeliz entre a Sofia e a Liliana com esta última a dar o toque final para a baliza deserta. O Povoense apesar de aceitar a superioridade, não se dava por vencido e estes golos apesar de fortuitos, mantinham a equipa na disputa pelo resultado.
Mas a equipa dos LPS reagiu novamente bem e num lance individual da Débora passado 2 min, correu 25 metros e ultrapassou duas adversárias em dribles, assistiu a Liliana que à boca da baliza fez o 4-2. Aparentemente este golo garantia a vitória mas foi puro engano, pois novo lance infeliz aos 25 min, desta vez com a Inês muito adiantada e a jogadora adversária vendo o adiantamento da nossa gr fez-lhe um “chapéu” perfeito, reduzindo para 3-4 e pondo incerteza no vencedor. Houve ainda oportunidade da Margarida e da Catarina participarem neste jogo apesar de todas as incidências relatadas. O jogo terminava assim, com uma vitória suada mas inteiramente justa da única equipa que apresenta um Futsal organizado, com princípios de jogo bem definidos apesar de em algumas ocasiões, alguns erros surgiram mas desculpáveis face à idade das intervenientes.
Chega assim ao fim mais uma etapa na formação de cinco jogadoras que na próxima época (em virtude das regras imposta pela FPF), terão que jogar no escalão senior com 18 anos. São elas. Flávia Pinheiro, Filipa Pinheiro, Sofia Cadão, Liliana Tavares e Bianca Costa. Desejamos a todas elas as maiores felicidades e às restantes um até já, pois em Setembro estarão de regresso para preparar o campeonato da época 2012/2013. Agora todas as atenções viram-se para o Inter Distrital com as equipas vencedoras de 6 dos 7 distritos nos dias 2 e 3 de Junho. Venham apoiar a nossa equipa na tarde de dia 2 no pavilhão dos Leões a partir das 15h com jogos das meias-finais. As finais serão disputadas no pavilhão do Feijó dia 3.
Resultado Final: Povoense 3 – 4 Leões Porto Salvo