Com um plantel composto por 16 jogadores, orientados pela anterior equipa técnica liderada por Ricardo Lobão, conta com 5 caras novas, Victor Hugo e Pupa (ex-AMSAC), Gonçalo Oliveira (ex-SLOlivais), Bruno Fernandes (ex-Quinta dos Lombos) e Bruno Gouveia (ex-Junior LPS), que assenta essencialmente na base de atletas que tão brilhantemente na época transacta se sagraram Campeões Nacionais da 2ª Divisão Nacional.
O técnico Ricardo Lobão revela que a aposta está na continuidade do trabalho efectuado na passada época, tendo em linha de conta que esse trabalho visava preparar a equipa para a 1ª divisão. Pretendemos consolidar o Clube e a equipa na elite do futsal nacional, através de uma imagem competente com um modelo de organização evoluído, que permita atingirmos os objectivos propostos, que passam por resultados formativos e desportivos.
O plantel foi escolhido com base na ideia de jogo que já está consolidada, respeitando as vertentes tácticas e humanas. Transitaram dois terços dos jogadores da época passada, reforçando o plantel com cinco jogadores com características que suprimem carências identificadas. Estes novos atletas sabem ao que vem, por isso memo, que vem que somar e não dividir.
Os objectivos estão bem definidos e passam por terminar a fase regular nos oito primeiros lugares. Tendo presente, que existem 14 candidatos a este objectivo, temos perfeita noção que será difícil, muito por culpa da qualidade das equipas. Ainda que, no fim se farão as contas de quem conseguiu ser competente na perseguição dos objectivos traçados, explicou Ricardo Lobão.
Quis o sorteio do calendário do Campeonato Nacional da 1ª Divisão que os Leões de Porto Salvo tenham um início complicado, onde vão defrontar equipas muito fortes nas três primeiras jornadas – Fundão, Benfica e Belenenses. Ricardo Lobão prefere neste momento desejar o crescimento qualitativo do futsal, referindo que espera que seja um Campeonato com fair-play e que seja competitivo de forma a contribuirmos para o crescimento da modalidade, concluiu.
Para Jorge Delgado, Presidente da Direcção do clube, este é mais um desafio na história dum clube que há muitos anos a esta parte, tem vindo a ser uma das principais referências do Futsal de Formação em Portugal, pelo nº de escalões, pelo nº de atletas que mantêm actividade e pelos diversos títulos que época após época vem conquistando, ainda na ultima época fomos Campeões Distritais de Juniores Femininos, de Infantis Masculinos e Campeões Nacionais da 2ª Divisão Nacional em Seniores Masculinos.
Recordando que ainda precisamente há 4 anos disputávamos os distritais. De lá para cá tem sido um percurso invejável, carregado de ambição e de sucesso, baseado essencialmente na organização, no rigor, na atitude, na seriedade e em muito trabalho.
Esta época, não foge à regra, queremos continuar a fazer história, elevar o nome dos Leões de Porto Salvo bem alto.
Prometemos aquilo que sabemos que podemos cumprir e essa tem sido uma das nossas principais “armas”, que nos permitiu que mais de dois terços do plantel que se sagrou campeão nacional se mantivesse no clube e nos dê logo à partida garantias duma boa época.
Temos seguramente um dos menores orçamentos do campeonato, não nos esquecemos que vamos estar a disputar uma prova onde vamos defrontar alguns dos principais e emblemáticos clubes nacionais, como o Sporting, o Benfica, o Spporting de Braga, a Académica de Coimbra, o Belenenses, com outro mediatismo e outros meios, em que muito dele provêm principalmente do futebol de onze.
Mas no futsal temos condições para rivalizar com todos eles, há semelhança por exemplo do Freixieiro, outra das referências nacionais do futsal de formação em Portugal.
Por isso, o objectivo dos Leões de Porto Salvo na época 2011/12 é atingir o Play Off e depois lutar pelos lugares cimeiros.
Tudo na vida se consegue com muito trabalho e ambição, e esses ingredientes fazem parte do nosso ADN, da nossa maneira de ser e de estar.
Não vai ser tarefa fácil temos consciência disso, somos um “outsider” mas acreditamos muito no nosso grupo, na qualidade técnica e individual dos nossos atletas, a par duma equipa técnica com experiência de 1ª Divisão.
As contas far-se-ão no final do campeonato, e aí queremos continuar a surpreender e a dignificar a nossa terra – Porto Salvo.
Queremos mobilizar a nossa gente, os PortoSalvenses e os Oeirenses, encher o nosso pavilhão, fazer festa.
Fazer dos Leões de Porto Salvo, o orgulho duma terra.
Na foto os 5 reforços Séniores para a época 2011/12