A equipa da casa, com um maior número de opções, teria oportunidade de manter a sua equipa mais fresca fisicamente, algo que poderia fazer a diferença (e fez) face às Leoas que vinham de uma semana com vários problemas físicos. As bi-campeãs teriam neste jogo um verdadeiro desafio aos seus 2,5 anos de invencibilidade (quase 1000 dias).
O jogo começou com uma pressão alta das Leoas, não deixando o seu adversário sair a jogar. Algumas (poucas) boas oportunidades podiam ter inaugurado o marcador mais cedo, mas aos 12 min fez-se justiça com a Liliana a ganhar a bola na 1ª linha e à segunda tentativa a rematar para a baliza desguarnecida. Estava aberto o marcador numa explosão de alegria dos adeptos dos Leões de Porto Salvo. Mas do outro lado estava um conjunto que não ia baixar os braços e no minuto seguinte reagiu ao golo com um remate cruzado com duas jogadoras por perto mas sem terem efectuado uma pressão correcta, deixaram a pivot do SLB avançar com a bola desde o meio campo até ao lado direito e rematar, alcançando o empate. O jogo então entrou numa toada mais equilibrada pois o golo sofrido afectou negativamente a equipa dos Leões que não pressionou tanto e fez soltar mais a equipa da Luz mas o resultado não mais alteração até final da primeira parte.
Na 2ª parte, as Leoas tornaram a entrar melhor e mais uma vez sufocaram a equipa da casa com uma pressão tremenda na 1ª linha e tiveram novamente algumas hipótese de finalizar, mas a excelente exibição da gr adversária, manteve a baliza inviolável. Em contra ataque em momentos de desconcentração das campeãs cada vez mais frequentes, o SLB começava a ameaçar por intermédio das suas perigosas avançadas.
Novamente ao min 11, mas desta vez para a equipa da casa, o resultado sofreu alteração. Num remate aparentemente inofensivo, a bola chega ao fundo das redes, passando a equipa da casa a liderar o resultado por 2-1. O treinador das leoas solicitou imediatamente um min de desconto pois sentia a equipa mais desconcentrada e pouco confiante face ao que vinha fazendo no jogo. Mas a tendência do jogo passou para o SLB que com trocas de bola sucessivas, passes na paralela e apoios na ala contrária ou com jogo directo para os Pivots, ia mantendo em constante alerta a defesa das Leoas que aqui e ali contraponham como podiam. Aos 20 min numa troca de bola por todas as jogadoras, a equipa da Luz alcança novo golo, com uma das leoas a ver desmarcar-se a marcadora do golo. Era reflexo da quebra de rendimento das campeãs justificado em parte pelo cansaço físico e mental.
Apesar do resultado algo pesado para o que se passou em campo, a vitória assenta bem à equipa que foi mais eficaz e mostrou mais argumentos, aproveitando bem os erros que surgem habitualmente em jogos entre equipas de valor semelhante. Uma palavra para o árbitro do jogo que avaliou sempre bem os lances e as melhoras da jogadora do SLB que saiu lesionada com alguma gravidade.
Na próxima semana, dupla jornada com a realização dos jogos em atraso: 4ª feira Zambujeiro Serra Calvo às 21h e no Domingo às 11h, Forte da Casa. Jogos de nível de dificuldade distintos. O primeiro elevado e o segundo com uma equipa acessível.
Resultado final: SL Benfica 5 – 2 Leões de Porto Salvo