O Sporting Braga mantém a mesma matriz competitiva dos dois jogos da final da 2ªdivisão em 2010/2011, em que os defrontamos.
Tem um bloco defensivo baixo (só esporadicamente pressionam alto mesmo em desvantagem no marcador), apostam nas transições rápidas e nos contra ataques e arriscam tudo no 5 x 4 nos últimos minutos onde são efectivamente muito fortes e perigosos.
Na 1ªparte, o G.R.Pina foi um mero espectador tal foi o dominio dos Leões. O resultado de 1-0 ao intervalo era escasso para tanto dominio e desperdicio de golos.
Na 2ªparte o dominio manteve-se apesar de o Braga ter tido algumas oportunidades flagrantes nos primeiros 15 minutos, nomeadamente uma bola na barra. O G.R.bracarense Pli com 3 ou 4 defesas espantosas e com a ajuda dos postes em duas ocasiões manteve os minhotos na discussão do jogo.
Com 35 minutos de jogo e o resultado só (face aos golos falhados) em 2-0, o Braga aposta no 5 x 4. Quase de imediato, Nito envia uma bola ao poste sem ninguém na baliza arsenalista e nessa jogada, o Braga reduz para 2-1.
O jogo disparou por completo e havia muito perigo nas duas balizas. Vitor Hugo faz o 3-1 aos 38 minutos, mas o Braga chegou ao empate, com golos aos 38 minutos e 30 segundos e aos 39 minutos.
Como o Braga manteve o 5 x 4 apesar de ter chegado ao empate,o último minuto foi de loucos, pois houve 4 oportunidades flagrantes (duas para cada equipa).
Felizmente, foi Vitor Hugo quem marcou o seu 4ºgolo na partida, a 19 segundos do fim num lance com alguma felicidade.
Houve sofrimento desnecessário porque aos 35 minutos (quando o adversário arriscou no 5 x 4), estava só 2-0 quando poderia perfeitamente estar 4-0, 5-0, 5-1 ou 6-1, tal foi o volume de oportunidades flagrantes desperdiçadas pela nossa equipa.
No final dos 40 minutos, o que conta são mais 3 pontos para os Leões de Porto Salvo, que assim continuam isolados no 3º lugar da tabela classificativa, somente a 1 ponto dos lideres, Sporting e Benfica.
18 pontos à 7ª jornada, excelente arranque de campeonato, logo no ano de estreia no top 14 da modalidade em Portugal.
Parabéns equipa.
Para a semana, mais um jogo, mais uma final, no reduto do SLOlivais.
Força Leões.
Estamos convosco.
5 Inicial: Pina (G.R.), Nito, Farinha, Pupa e Ré
Suplentes utilizados: Bruno Gouveia, Vitor Hugo, Tuka, Canina e Bruno Gomes (Capitão)
Suplentes não utilizados: Helder (G.R.)
Equipa Técnica: Ricardo Lobão, Filipe Eanes e Luis Brito
Cartões Amarelos: Farinha (20 Min.) e Ré (31 Min.)
Marcador: 1-0 Vitor Hugo (14 Min.) Intervalo 2-0 Vitor Hugo (33 Min.) 2-1 (36 Min.) 3-1 Vitor Hugo (38 Min.) 3-2 (39 Min.) 3-3 (39 Min.) 4-3 Vitor Hugo (40 Min.)
Resultado final: Leões Porto Salvo 4-3 BragaAAUM