Os números valem aquilo que valem, mas ontem houve desperdicio a mais, senão vejamos: Os Leões fizeram 54 remates (32 à baliza com 5 bolas nos postes) contra 28 do adversário (14 à baliza). Uma equipa que falha tantos golos arrisca-se a não ser feliz. As exibições espantosas dos Guarda-Redes Piranha e Babalu não explicam tudo. A fronteira entre o mérito dos G.R.adversários e o demérito da nossa finalização é muito ténue.
Como se explica que a nossa equipa não tenha beneficiado de um único livre de 10 metros quando o Olivais esteve 15 minutos com 5 faltas (5 na 1ªparte e 10 na 2ªparte)?
Para além disso a equipa não teve a posse de bola segura que tem sido habitual e que a levou a ser a melhor defesa do campeonato. Um passe errado em zona frontal perto dos 15 metros defensivos, dois contra ataques em que não houve coberturas nem recuperação defensiva eficaz e uma ida à queima em zona defensiva numa situação 1 x 1 geraram 4 golos do adversário. Este conjunto de erros defensivos e de posse de bola nada habituais fizeram com que o Olivais que é uma equipa experiente acreditasse que podia ganhar o jogo.
Os pupilos de Luis Alves foram inteligentes na abordagem que fizeram ao jogo pois maximizaram as suas valências. Bloco defensivo baixo (meio campo) mas com grande pressão no portador da bola geraram muitas transições e contra ataques que são a grande mais valia desta equipa dada a rapidez dos seus jogadores. Nas saidas de pressão optaram sempre pelo passe longo de baliza a baliza não correndo quaisquer riscos.
Durante bastante tempo tapado com 5 faltas, o Olivais baixou ainda mais o seu bloco defensivo. Valeram as exibições de grande qualidade dos seus 2 Guarda Redes combinado com o desacerto finalizador da nossa equipa.
A 3 minutos do fim e com 5-4 no marcador, Ricardo Lobão lança em jogo Tuka como G.R.avançado. Esta tentativa de ganhar superioridade numérica não saiu nada bem e foi o Olivais quem chegou aos 7-4 com 2 golos de baliza a baliza. A 20 segundos do fim Vitor Hugo reduziu para 7-5.
Esperamos que contra a Académica no próximo sábado, a equipa recupere o rigor defensivo e de posse de bola e a eficácia concretizadora que faltou este sábado nas Olaias.
Força Leões.
5 Inicial: Pina (G.R.), Nito, Farinha, Vitor Hugo e Ré
Suplentes utilizados: Pupa, Tuka, Canina e Bruno Gomes (Capitão)
Suplentes não utilizados: Carlo (G.R.) e Bruno Gouveia
Equipa Técnica: Ricardo Lobão, Filipe Eanes e Luis Brito
Cartões Amarelos: Vitor Hugo (7 Min.) e Tuka (13 Min.)
Marcador: 0-1 Tuka (9 Min.) 1-1 (11 Min.) 1-2 Tuka (11 Min.) 2-2 (13 Min.) 2-3 Ré (16 Min.) Intervalo 3-3 (27 Min.) 4-3 (29 Min.) 4-4 Ré (32 Min.) 5-4 (32 Min.) 6-4 (37 Min.) 7-4 (38 Min.) 7-5 Vitor Hugo (40 Min.)