Leões de Porto Salvo participam na Reunião de Clubes de Futsal da 1ª Divisão

fotos_crlpsOs Leões de Porto Salvo participaram na reunião de Clubes de Futsal da 1.ª Divisão Nacional, que decorreu em Oliveira de Azeméis, no passado domingo, dia 08 de Maio.

Além do nosso clube estiveram presentes a Associação Académica de Coimbra / Organismo Autónomo de Futebol, Associação Desportiva do Fundão, Associação Desportiva Modicus Sandim, Associação Recreativa de Freixieiro, Clube Académico de Mogadouro, Clube Desportivo Instituto D. João V, Rio Ave Futebol Clube, Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Braga / Associação Académica da Universidade do Minho e Sporting Clube de Portugal.

Da reunião de Clubes saíu a seguinte Declaração:

1. Considerando que o Futsal em Portugal é a modalidade desportiva de pavilhão com o maior número de praticantes federados, apresentando mais de trinta mil atletas federados na FPF e quarenta e dois mil atletas federados no sistema educativo.
2. Considerando a excepcional procura de praticantes de futsal no género feminino, facto que permite à modalidade desenvolver de forma equitativa a prática do Futsal nos dois géneros.
3. Considerando a excelência dos resultados desportivos alcançados pelas selecções nacionais e clubes de Futsal ao nível das participações internacionais que se traduzem na presença de Portugal no topo dos rankings europeus e mundial da UEFA e FIFA respectivamente.
4. Considerando que os clubes signatários desta declaração estão empenhados em colaborar de forma efectiva no desenvolvimento do Futsal em Portugal.
5. Considerando a relevância e oportunidade de realizar uma consulta alargada e participada aos stakeholders do Futsal, com o intuito de identificar os vectores estratégicos a integrar num plano de desenvolvimento do Futsal.
6. Considerando que a iniciativa dos signatários desta declaração visa fortalecer o nível de compromisso dos agentes do Futsal no desenvolvimento da modalidade, é proposta a organização com carácter de urgência de um “Congresso Nacional de Futsal”, a realizar até final de Setembro de 2011, que será antecedido de uma reunião plenária de clubes que decorrerá em finais de Junho de 2011, com o objectivo de promover a participação alargada dos agentes do Futsal na identificação das linhas de orientação estratégica para a modalidade.

A iniciativa pretende assim conduzir o Futsal para novos horizontes, aproveitando o constante interesse que a modalidade tem vindo a despertar nos adeptos.