Karaté

A prática do Karaté é hoje compreendida em todo o Mundo, como uma disciplina psico-física e cultural. Muito mais, que uma arte marcial, é uma arte de movimento e respiração, criada com o objectivo de adquirir coragem, cortesia, integridade, disciplina, humildade, companheirismo e auto-controle e é aqui que reside a sua essência, para além de outros factores de carácter atlético, como aperfeiçoamento físico-mental dos seus praticantes, através de uma prática saudável. Aspectos que vão desde o treino físico do sistema muscularem, flexibilidade, sistema respiratório, coordenação motora, equilíbrio, etc. até ao treino mental de aperfeiçoamento da personalidade.

No Clube Recreativo Leões de Porto Salvo, o Karaté assume várias vertentes, isto, segundo o tipo de praticante: Lazer/Recreativo, Competição e Defesa Pessoal.

Temos ainda, como estilo de Karaté de competição, o Mabuni Shito-Ryu, que é um estilo tradicional que nasceu no Japão e foi desenvolvido por todo o Mundo incluindo Portugal. O Shito-Ryu é um dos cinco estilos principais do karaté japonês praticado hoje, fundado pelo Mestre Mabuni (1889-1952), combina os principais estilos de Okinawa, o Shuri-te e Naha-te, provenientes de outros Mestres.

É um estilo que utiliza posições naturais, nos ataques normalmente utilizam-se posições mais altas do que nas defensivas e aqui recorre-se muito a técnicas de mão aberta. Uma característica complementar deste estilo é o estudo e a prática do Kobudo (aramas tradicionais japonesas).

O Shito-Ryu tem por objectivo a procura da perfeição, através da criação de valores e qualidades humanas ao nível do espírito, do cultivo do corpo e do desenvolvimento da técnica. Esta é a verdadeira vitória do Karateca.

O Clube Recreativo Leões de Porto Salvo está filiado na A.A.M.A ( Associação de Artes Marciais do Algarve ) e na F.N.K.P ( Federação Nacional de Karate – Portugal ).

Durante o ano de 2009, e no sentido de introduzir uma melhoria significativa nas condições proporcionadas a todos aqueles que quisessem praticar a modalidade no clube e que ao mesmo tempo permitisse aumentar o numero de praticantes, estabelecemos uma parceria com a empresa FilLife, o que permitiu que em horário nobre, o salão nobre pudesse albergar a modalidade, aumentando assim o numero de inscrições para mais de 15, nas mais variadas idades e sexo. Os atletas representam o Clube Recreativo Leões de Porto Salvo em todas as provas oficiais.

Notícias