Jorge Monteiro em Entrevista

Jorge Monteiro em Entrevista

Esta época 2017-2018, os Leões de Porto Salvo têm ao comando dos seniores masculinos, uma nova equipa técnica.

Jorge Monteiro é o rosto principal de uma equipa que conta com Miguel Monteiro e João Campos como adjuntos, Rui Capela como Treinador de Guarda-Redes, Ricardo Saldanha como Técnico de Audio-Visuais e Scouting e o Fisioterapeuta, João Félix.

Vamos conhecer um pouco mais o Treinador e quais os objectivos traçados para esta época:

LPS – Jorge Monteiro de 46 anos…. Treinador de Futsal de Grau III… experiência e todo o currículo que já conhecemos com muitos anos ligados ao Futsal do Sporting…. Quem é o Jorge Monteiro fora daquilo que já descrevemos?

JM – Tenho alguma dificuldade em falar de mim. Sou reservado, exigente, rigoroso comigo mesmo e com os que trabalham comigo. Considero-me também uma pessoa positiva e divertida, sempre disponível a aprender e também a colaborar. A família para mim, é o pilar com maior relevância no percurso de vida. É com eles que vivo todas as emoções.

 

LPS – Fala-nos um pouco mais das pessoas que te acompanham nesta nova etapa? Que mais-valias têm para este projeto?

JM –  Todos eles têm competência, saber e experiência na modalidade. Cada um sabe o seu papel na equipa e complementamo-nos. As decisões são tomadas por mim, mas nunca antes de os consultar. Pensamos juntos a maioria das vezes. O Miguel Monteiro, além de ter praticado Futsal durante muitos anos, também é um treinador com uma vasta experiência neste escalão. O Rui Capela enquanto treinador de GR, conhece bem a posição especifica, até porque foi GR e treina já há vários anos, alguns deles no escalão sénior. O João Campos, foi jogador durante muitos anos, e traz para a equipa um conhecimento que possui, quer do jogo, quer dos jogadores. O Ricardo Saldanha, técnico de Scouting e formado em Desporto e Educação Física, faz o trabalho invisível quer de Scouting juntamente com o Papin, quer do trabalho mais especifico das capacidades físicas dos atletas. Esse trabalho também é complementado com o nosso Fisioterapeuta João Felix, que assegura a recuperação e manutenção da boa condição física dos nossos jogadores. É uma equipa multidisciplinar com um objetivo comum que é tornar uma EQUIPA mais forte e ajudar os atletas a melhorar o seu desempenho.

 

LPS – Os Leões de Porto Salvo tiveram na última época, uma prestação muito abaixo do que tinham feito em todas as temporadas da Liga Sport Zone. As duas últimas temporadas foram marcadas por mudanças de treinadores e sabemos a importância de uma preparação atempada de uma época.

Jorge, Quais são os pilares base que não prescindes para a esta temporada?

JM- Preparação com rigor e trabalhar com exigência. Acredito que para atingir os nossos objetivos teremos que trabalhar no máximo das nossas capacidades. Só assim conseguiremos evoluir.

 

LPS- A Atitude e o Compromisso com a equipa, com o colectivo está acima do individual… acreditas que o futsal cada vez mais é um jogo de equipa?  Haverá espaço para os rasgos individuais?

JM – Sendo um jogo coletivo, acredito que o talento individual dos jogadores em proveito da equipa os tornará melhores e terá como consequência um melhor desempenho da própria equipa. Com qualidade facilita a tarefa, mas aumenta igualmente a exigência. Os melhores terão de dar o melhor para a equipa!

 

LPS – Esta época as contratações aparentemente vieram trazer uma mistura de jogadores de qualidade e com muita experiência com outros jogadores jovens ainda não habituados à Liga Sport Zone…. Como vai ser possível esta gestão?

JM- Temos um misto de experiência com irreverência própria dos jovens. Penso que será uma combinação bastante positiva. Todos são necessários para o sucesso da equipa. A gestão vai depender deles.  Conto sempre com todos, por isso é que integram a EQUIPA.

 

LPS – Todos nós gostamos do futsal espectáculo…. e apesar de sabermos que uma equipa é mais importante do que qualquer jogador, os aspectos defensivos são muito importantes num jogo cada vez mais táctico! Esta época tens à disposição três grandes guarda-redes, Carlo e Hélder que já conhecem perfeitamente o espírito dos Leões de Porto Salvo e Bebé, um guarda-redes que dispensa apresentações. O Rui Capela vai ter um trabalho facilitado, mas acreditas que a luta pelas redes vai ser fácil?

JM – Tal como referi há pouco, a qualidade contribui para que todos tenham melhores desempenhos se associada à exigência e trabalho. Se temos 3 excelentes guarda-redes, que trabalham no limite, vão ajudar-se mutuamente a serem ainda melhores. Assim, a conquista da baliza não estará facilitada, mas será mais fácil alcança-la.

 

LPS – Sabemos que a Liga Sport Zone tem cada vez mais visibilidade, no entanto e apesar do grande investimento que a FPF tem vindo a fazer, o declive entre o Sporting/Benfica e os outro clubes a nível de orçamentos é cada vez maior. No entanto os restantes 12 clubes estão cada vez mais equiparados…. Quais são os objectivos à partida para esta época em termos classificativos?

JM – Tendo em conta as contratações que foram sendo anunciadas pelos diferentes clubes, na minha opinião há um reforço da qualidade individual em todas as equipas. Parece-me que esta Liga-Sportzone pode vir a ser a mais competitiva de sempre, mas só o futuro o dirá. Os nossos objetivos passam claramente por estarmos nos momentos de decisão e entre os melhores.

 

LPS – Compromisso – Raça – Lealdade – Paixão – Superação:  São os pilares para esta época? Em que pode influenciar a equipa?

JM – São os pilares desta época aliados ao Trabalho de Equipa. Não basta apenas referir as palavras, é necessário mostrar a cada momento dos treinos e dos jogos que as sentimos e vivenciamos.

 

LPS – Queremos levar novamente as alegrias aos nossos sócios, atletas e simpatizantes, que podes dizer ao público que nos apoia?

JM – Que acreditem no nosso trabalho e nos apoiem incansavelmente. Com o apoio dos nossos sócios e simpatizantes a tarefa dos nossos jogadores estará facilitada. Queremos muito colocar os Leões de Porto Salvo no patamar mais alto do Futsal Nacional e com isso dar muitas alegrias aos nossos sócios. O vosso apoio é determinante.