Entrevista » Raquel Conceição

Entrevista a Raquel Conceição Jogadora e capitã dos Leões de Porto Salvo

raquel2Raquel uma das jogadoras mais antigas e experientes do plantel dos Leões de Porto Salvo que tem vindo a fazer uma excelente época e a demonstrar porque e um dos pilares e equilíbrio desta jovem equipa. Jogadora muito inteligente e tacticamente disciplinada tem como um dos seus maiores trunfos a forma como se posiciona em campo e a sua personalidade fazendo dela uma líder natural. Conversamos acerca do seu percurso desportivo e os seus objectivos para o futuro. O próximo jogo das Leoas será com a Quinta dos Lombos, adversário de sempre e bem conhecido, um jogo que se antevê de extrema dificuldade e tem tudo para ser um jogo muito disputado e emotivo em que as equipas tudo farão para somar os 3 pontos.

LPS: Olá Raquel em primeiro lugar agradecer a tua disponibilidade para esta entrevista e iniciar a nossa conversa para te perguntar como surgiu o gosto pelo Futsal e com que idade começas-te a praticar?

Raquel: Olá! Sempre gostei de jogar à bola na rua e na escola, quando tinha 11 anos surgiu a oportunidade e fui experimentar treinar no Agualva, desde aí não parei mais.

LPS: És uma das Jogadoras mais experientes do plantel dos Leões de Porto Salvo e com um currículo vasto de vivências com várias gerações de jogadoras, como tens visto a evolução do Futsal Feminino em Portugal, em termos de valores individuais e colectivos?

Raquel: Nos últimos anos tem havido uma evolução muito positiva, creio que degrau a degrau, o futsal feminino tem conquistado uma extensão maior e isso reflecte-se em equipas cada vez mais bem organizadas e o grau de exigência ser elevado em todos os jogos. Os valores individuais cada vez há mais com muita qualidade.

LPS: Conta-nos um pouco do teu percurso desportivo e como chegas-te aos Leões de Porto Salvo?

Raquel: Como indiquei anteriormente, comecei a jogar no Agualva, de seguida nos Novos Talentos, depois por uns bons anos no Varge Mondar, depois no Vila Saloia, e esta já é a minha 5ª época aqui nos Leões de Porto Salvo, na altura decidi vir experimentar treinar pois achei que era o clube que ia de acordo com as minhas expectativas em termos colectivos e onde me consegui integrar muito bem.

LPS: Sendo os Leões de Porto Salvo considerado o maior clube de futsal Formação em Portugal em termos de atletas inscritos, que palavras dirias às jovens praticantes que desejem começar a praticar Futsal no clube?

Raquel: Vão em busca daquilo que mais gostam, neste caso jogar futsal, o resto virá por acréscimo com muito trabalho, tanto como atletas e tão ou mais importante, como pessoas.

LPS: De onde vem a tua inspiração para cresceres e trabalhares em busca do teu crescimento como pessoa e atleta? É difícil como capitã lidar com tanta juventude no plantel e com a natural energia que isso acarreta?

Raquel: Há valores que uma vez adquiridos, acredito que já não se perdem, posto isto, acredito que nada se consegue sem trabalho, não sei treinar de outra maneira, determinação e empenho são muito importantes. A juventude no plantel e a sua energia não é difícil, acarreta outros desafios que me fazem também crescer, estas gerações de hoje em dia são um pouco diferentes e acho que o crescimento acaba por se tornar numa coisa mútua tanto para elas, mais novas como para nós que já cá estamos há mais algum tempo.

LPS: A época passada experiencias-te bastantes êxitos pelos Leões de Porto Salvo numa época recheada de sucesso que tem tido continuidade nesta primeira participação do Campeonato Nacional e com o Já apuramento pela 2ª vez consecutiva para a Final Four da taça de Portugal, como analisas o êxito da equipa e na tua opinião o que tem contribuído para o sucesso?

Raquel: Têm sido momentos muito bons e merecidos para a equipa fruto do nosso trabalho e da nossa audácia. O trabalho agregado ao grande potencial da equipa tem-se traduzido no nosso crescimento semana após semana e o que tem contribuído para o nosso sucesso.

LPS: Temos falado de referências e da importância das mesmas, analisando a actualidade qual ou quais as jogadoras Portuguesas que destacarias?

Raquel: Referências…sim existem algumas, mas sinceramente não penso nisso. As minhas referências são todas as minhas colegas de equipa, essas sim, é com elas com quem trabalho todas as semanas e elas é que são importantes.

LPS: Quais as tuas maiores qualidades como atleta? Que projectos para o futuro?

Raquel: Acho que a minha maior qualidade é o posicionamento táctico e colocação de bola.

LPS: Que conselhos queres transmitir às jovens praticantes de futsal?

Raquel: Desfrutem, trabalhem e divirtam-se!

LPS: Deixa uma mensagem aos nossos Sócios, adeptos e simpatizantes e também aos familiares que tem dito presente com o seu apoio incondicional.

Raquel: Um obrigado a todos os que nos têm acompanhado, o vosso apoio é importante!!

Entrevista de Autoria: Leoas de Porto Salvo©

Leave a Comment

(required)

(required)